Viagem para: Vale do Itajaí – um pedaço da Alemanha no Brasil

Vale do Itajaí
remove_red_eye 79
date_range 18/06/2019
chat_bubble 0

Charme da arquitetura enxaimel espalha-se pela Rua XV de Novembro

Um pedaço da Alemanha está encravado no Vale do Itajaí. A herança dos imigrantes está por toda parte: da arquitetura em estilo enxaimel à boa mesa, que tem o marreco recheado como prato típico. Sem contar a paixão pela cerveja e o perfil dos moradores – a maioria tem cabelos louros e olhos azuis. 



Caminhar é a melhor maneira de apreciar as belas construções de Blumenau. Espalhados por uma mesma rua – a tradicional XV de Novembro – as obras ajudam a contar a saga dos colonizadores. Para não perder nenhum cartão-postal, vale a pena fazer um roteirinho que começa na ponte da Estrada de Ferro e termina no Museu da Família Colonial. 

Ao longo do percurso, chamam a atenção prédio da prefeitura, o Teatro Carlos Gomes, a Catedral de São Paulo Apóstolo – com uma imensa torre de pedra e bonitos vitrais -, o Castelinho do Turismo, a Fundação Cultural Blumenau e o Museu da Cerveja.



 
Além de abrigar os prédios históricos, a Rua XV de Novembro é centro das atenções também durante a Oktoberfest, a segunda maior festa da cerveja do mundo. É lá que acontecem os animados e tradicionais desfiles, com atração que vão das bandas e fanfarras típicas aos carros alegóricos que distribuem cerveja de graça. 

À noite, a festa se transfere para o Parque Vila Germânica, onde mais de 600 mil pessoas espalham-se por três pavilhões em busca de chope gelado, pratos da culinária alemã – destaque para a costeleta de porco (kassler), o joelho de porco (eisben) e os salsichões -, e muita diversão. O “carnaval fora de época” dura 17 dias, todos muito concorridos – para não ficar de fora da folia é recomendável fazer reservas de hospedagem com antecedência. 

Por falar em cerveja, uma das melhores marcas artesanais do país é produzida em Blumenau. A Eisenbahn é servida durante a Oktoberfest e também no bar da fábrica, um dos points da cidade. Por lá, a pedida é experimentar as opções do cardápio do início ao fim – há pequenas amostras para o visitante degustar cada produto.



Posts relacionados
Um dia para elevar seu espírito em um dos locais mais visitados de Roma
Um dia para elevar seu espírito em um dos locais mais visitados de Roma Nada de bermudas, minissaias ou ombros de fora. Menos ainda objetos
Roma, o menor país do mundo alicerçado no poder papal
Roma, o menor país do mundo alicerçado no poder papal Roma é a cidade das colinas e a cidadela dos papas não fugiria à
Viajar pagando um valor baixo nas passagens
Viajar pagando um valor baixo nas passagens Esta postagens é uma extensão da postagens que começamos a falar
Passagens aéreas gratuitas: Entenda a promoção agora
Passagens aéreas gratuitas: Entenda a promoção agora Você está procurando por passagens aéreas barata no Brasil ou