Métodos para reduzir custos

Finanças
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date_range 26/06/2019
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A história nos mostrou muitas empresas grandes e sólidas que não se conservaram bem durante tempos desafiadores porque se mostraram resistentes à mudança. A incapacidade de reagir às alterações dos mercados ou dos ciclos de negócios fez com que elas sofressem prejuízos e investissem tempo e recursos valiosos em sua recuperação.

Vários jornais dos Estados Unidos estão lutando para se reinventar. Apesar de a mídia impressa ainda ser apreciada por muitos, mais e mais pessoas estão tendo acesso às notícias diárias pela internet ou pela televisão. A tecnologia tem avançado tanto que conseguimos nos conectar em praticamente todos os lugares do planeta.



Ainda que os jornais prestem um serviço primoroso, a parte referente ao “papel” nesta equação é muito dispendiosa em termos de produção e distribuição. Será interessante observar como essas fontes de notícias reduzirão tais custos e se transformarão.

Ver-se forçado a mudar pode ser doloroso sob muitos aspectos, especialmente quando se resiste à mudança. É muito menos doloroso quando a incorporamos, sabendo que é para o nosso próprio bem. Como afirmou Darwin, temos de ser adaptativos se quisermos sobreviver.



No caso de uma empresa ou de um vendedor, a mudança precisa ser uma escolha. E precisa ser uma escolha sensata. Debater-se arbitrariamente e mascarar cada pequena ferida provocada por tempos difíceis não é uma forma eficaz de lidar com os desafios. A melhor forma é esquivar-se inteiramente dos percalços com movimentos bem planejados, orientados para a eficiência e a produtividade.

Felizmente, você está preparado para enfrentar os vários ciclos de negócios e as mudanças potenciais que já abordamos neste site. Se você tiver se dedicado às questões cruciais dos negócios, quando a maré da mudança fatalmente chegar, conseguirá sobreviver muito bem, com algumas pequenas adaptações.

A esperança é que nenhuma das alterações necessárias tenha um impacto negativo sobre a qualidade dos produtos ou serviços que seus clientes recebem. Na verdade, recomendo fortemente que contrapese toda possibilidade de mudança com esta pergunta: “Como esta mudança afetará os clientes que estão negociando comigo?” Se a resposta for “Não afetará”, ótimo! Se, de alguma forma, afetar, a pergunta seguinte deverá ser: “Eles se sentirão tão afetados a ponto de quererem suspender tais negócios?” Você jamais desejará promover uma mudança que tenha este resultado, mas já houve casos em que foi necessário fazer exatamente isso para salvar o negócio (ou a carreira) a longo prazo.

Sabe-se de empresas que abriram mão de clientes menores, a fim de atender às necessidades de seus clientes maiores, que, afinal, eram o seu ganha-pão. Alguns clientes de pequeno porte têm demandas e necessidades que são muito onerosas para continuar a atender. E, talvez, eles não consigam ter recursos suficientes para adquirir os seus produtos ou serviços, caso você precise aumentar os preços de modo a obter um lucro razoável.

É sempre bom analisar a porcentagem de lucro proveniente de cada cliente e lidar com as suas respectivas necessidades em função disso. Se você tiver uma grande margem de lucro sobre determinados produtos encomendados por empresas menores, talvez seja prudente reduzir a quantidade de tempo que tem investido com os clientes maiores.

Tenha em mente que é importante observar tanto as porcentagens finais em termos de valores absolutos quanto de margem de lucro. Você não gostaria de abrir mão de uma conta grande, que gera receitas elevadas, em troca de seis empresas pequenas com maiores margens de lucro, mas com um resultado inferior em termos de valores absolutos.



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