Crise: alternativas para superar momentos desafiadores

Evolução
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date_range 29/06/2019
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Quando confrontado com momentos desafiadores, é preciso ter um novo olhar sobre aquelas coisas que esteve ao seu redor o tempo todo. O que isso quer dizer?

Sabendo que é fundamental manter o maior número possível de clientes, você gostaria de dar uma atenção especial a cada um deles repasse sua história com cada um e o status das contas atuais. Procure por modificações em seus padrões de pedidos para descobrir como pode atendê-los melhor Internamente, coloque-se no lugar deles a fim de ver as coisas sob essa nova perspectiva.



Se você oferecer um produto usado por toda uma empresa, como softwares ou impressoras e copiadoras, talvez seja bom obter permissão para passar um dia no trabalho do cliente. Acompanhar alguns bons usuários de seu produto pode ajudar a descobrir outras maneiras de ajudá-los.

O seu contato principal pode ser a Sally dá contabilidade; porém, a Carol do RH também utiliza o programa de software e poderia se beneficiar de um treinamento adicional. Mas você não descobrirá isso se não tiver a oportunidade de observar como a Carol utiliza o programa.



E a Carol pode conhecer diretores de RH em outras empresas a quem ela poderia indicá-lo— especialmente, quando ela conseguir captar as outras vantagens do seu produto Considere os produtos e serviços que cada empresa adquiriu com você no passado.

Existe alguma alternativa disponível que possa ser mais econômica, de modo que continuem solicitando as mesmas quantidades que encomendavam antes, mas poupando dinheiro? Ou, caso estejam requisitando quantidades menores, não poderia ser este o momento para testarem um produto de maior qualidade — mantendo os valores atuais de suas encomendas? Você não saberá a resposta a não ser que pergunte, não é mesmo?

Talvez seus clientes não estejam atentos aos próprios padrões de requisição, e a sua análise poderia estimular algumas mudanças. Claro que sempre haverá o risco de as mudanças se traduzirem em uma diminuição de pedidos, mas você, o profissional de vendas, não apenas lhes apresentará a análise para que tirem suas próprias conclusões.

O relatório incluirá sugestões para testar produtos de maior qualidade (com margens de lucro maiores) ou, até mesmo, adicionar alguns novos produtos à lista de pedidos atuais. Amplie seu próprio pensamento, de modo a atender necessidades que estejam além do que você oferece como produto.

O que está se passando em seu setor outros setores de outros clientes que poderia resultar em uma informação útil para todos os seus clientes? Logicamente, você não gostaria de compartilhar segredos ou informações da concorrência. No entanto, se a John Auto Sales está sendo bem-sucedida no mercado atual enviando folhetos pelo correio, seria bom avisar à Sally’s Quilt Shoppe sobre isso.  



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