A diversidade no local de trabalho: Veja algumas estatísticas
Quando todos os homens pensam de modo parecido, ninguém pensa muito.
— Walter Lippmann
A diversidade é uma parte integral do típico local de trabalho norte-americano. A seguir, algumas estatísticas interessantes:
• Até 2005, 48% da força de trabalho será feminina. Atualmente, ambos os cônjuges têm renda em 60% de todos os casamentos.
• De todos os que ingressarem no mercado de trabalho entre 1994 e 2005, 51% pertencerão a minorias de ambos os sexos, e 62% serão mulheres de todos os grupos étnicos.
• Trinta e oito por cento de todas as empresas pertencem a mulheres. Elas também ocupam 49% das posições de gerenciamento e de especialidade profissional
• Uma pesquisa realizada em 2000 pela revista Newsweek mostra que 83% de todos os norte-americanos acreditam que os homossexuais deveriam ter direitos iguais de emprego e moradia. Em 1977, esse índice era de 56%.
O local de trabalho, tanto nos Estados Unidos quanto em muitos outros países, está se tornando um caldeirão conforme a globalização segue crescendo. Uma equipe de alta tecnologia de um grupo de desenvolvimento de software do Vale do Silício é constituído por um inglês, um japonês, um árabe, dois indianos, dois paquistaneses e três norte-americanos. Para esses trabalhadores, as diferenças culturais representam uma fina casca sobre as contribuições mais profundas, as ideias e as personalidades de cada um dos integrantes da equipe.
A análise de uma mostra de 151 grupos compostos por 1.705 entrevistados mostrou que a crescente diversidade no trabalho estava associada a níveis mais baixos de ligações psicológicas entre grupos sociais. As equipes heterogêneas são vantajosas em tarefas que exigem criatividade e ponderação.
Entretanto, também podem diminuir a unidade e aumentar a rotatividade de pessoal. Manter o equilíbrio e o alinhamento em ambientes heterogêneos é um desafio.
As pessoas sabem quando aceitamos a diversidade. Demonstramos a tolerância em nosso comportamento. Expressamos respeito pelos outros mesmo que sejam diferentes de nós, mesmo se discordamos de algum aspecto de seus pontos de vista ou seus estilos de vida.