Entre o que você encontrará no caminho para a realização de seus sonhos, estão seus defeitos e fraquezas
“DEFEITOS?”, você grita. “Não tenho defeitos!
Bem, deixe-me dizer-lhe uma coisa: você os tem, quer goste ou não, e o fato de não admitir isso provavelmente é seu primeiro e maior defeito (se você é homem como eu, vai pensar sempre que não tem defeitos). O simples fato de você ter defeitos não significa que é pior do que as pessoas a sua volta.
Todo mundo tem defeitos: alguns são visíveis para todos, enquanto outros se mantêm ocultos, fora da vista, somente você sabe que estão ali. Sejam eles grandes ou pequenos, permanece o fato de que eles precisam ser corrigidos e superados em algum momento. Por que não começar hoje?
Algumas pessoas até ousam pensar que nossa vida é um mar de rosas. Em vez de esperar que terceiros apontem seus defeitos, por que não lidar com eles você mesmo e corrigi-los de uma vez por todas?
Acredito que compreender seus defeitos e fraquezas é um sinal importante de força, porém não são muitas as pessoas que admitiriam, de boa vontade, para seus conhecidos, que sentem estar apresentando deficiências em algumas áreas. Hoje é o dia para tratar desses defeitos, não importa se grandes ou pequenos: dessa forma, você irá libertar-se e conseguir coisas maiores e melhores para sua vida.
Veja bem, se você não corrigir os defeitos, estará dizendo, de certa forma, que aceita o fato de não progredir, o que, por sua vez, será exatamente a desculpa que você vai usar quando nada sair como o planejado. Você conhece a frase: “Por que ninguém me disse que eu precisava cuidar desses aspectos?” Culpar os outros é um dos sinais mais comuns de que você tem defeitos, e não são eles quem deve dizer onde você está cometendo erros.
Há dois aspectos sobre os quais quero discorrer neste artigo.
O primeiro é como encontrar esses defeitos dentro de nós e lidar com eles; o segundo é como lidar com as pessoas que apontam nossos defeitos, quer elas estejam certas ou não. Primeiro, vamos analisar seu caso. Ou melhor, você deve fazer isso. Que defeitos lhe vêm à mente sem ter de pensar a respeito? Garanto que você poderia criar uma lista contendo de cinco a dez facilmente. É um bom sinal.
Esses são os defeitos que, por se encontrarem na superfície, podem ser tratados e corrigidos com relativa facilidade. São as outras áreas (você sabe quais são, os defeitos que as pessoas de sua intimidade citam quando você não quer ouvi-las) que mais necessitam de sua atenção; são aquelas que ocultamos de nós mesmos continuamente na esperança de que desapareçam ou não se manifestem outra vez.