Cresce o número de adesões ao cartão pré-pago
As transações realizadas no cartão de crédito ou no cartão de débito acontecem a cada minuto no Brasil. Só no ano passado foram mais de 9,4 bilhões de usos do cartão de crédito e 9,3 bilhões de usos do cartão de débito. Já os cartões pré-pagos foram utilizados cerca de 180 milhões de vezes.
De acordo com dados da ABECS – Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços – em 2018 as compras realizadas com cartões pelos brasileiros chegaram a soma de 1,55 trilhão de reais. Esse dado representa um crescimento de 14,5% se comparado a 2017. Esse dado também significa uma alta de desde 2014 que foi o ano em que esse setor apresentou 14,8% de crescimento.
Nesse sentido, o cartão pré-pago vem sendo utilizado como um modo de tornar mais simples a gestão financeira relacionadas às despesas da casa, a mesada dos filhos, a organização de viagens, entre outros.
O cartão pré-pago é considerado muito prático porque o usuário deposita dinheiro quando quiser, pode gastar no que quiser e onde quiser, pois basta utilizar em locais que aceitam a bandeira do cartão. Ele também evita carregar notas no bolso, pois todos os estabelecimentos que possuem máquinas de cartão aceitam os cartões pré-pagos.
Além disso, o usuário pode realizar compras pela internet. Todavia não é possível parcelar as compras, já que este cartão funciona como débito. Por outro lado, ele não gera faturas e não há limite. O valor que for depositado, é o valor do limite de compras. O usuário pode depositar uma quantia mensal e usá-la nas compras diárias, por exemplo, sem precisar se preocupar com a fatura no fim do mês.
Outro benefício do cartão pré-pago é que ele promove a educação financeira, pois o cliente aprende a utilizar apenas o necessário. Isso o torna uma ótima opção para adolescentes, por exemplo, pois os ensina a controlar os gastos.