A Caixa Econômica terá Juros anuais de 2,95% referente a nova linha de Crédito imobiliário
A Caixa Econômica divulgou nesta terça-feira recente a linha de financiamento imobiliário que está vinculada ao IPCA, perante o momento que o setor inicia a recuperação no país.
Com base na afirmação do presidente executivo da Caixa, Pedro Guimarães, a inovadora linha deterá o juros a partir de 2,95% ao ano, direcionada a imóveis residências e adaptado no SFH – Sistema Financeiro de Habitação. Dessa forma, o juro máximo será de IPCA mais 4,95% ao ano.
Demais bancos, como o Itaú, Banco do Brasil e Santander, por exemplo, mencionaram que estão analisando a proposta de uso do IPCA com relação a correção dos contratos.
O Sistema Financeiro de Habilitação é referente a imóveis no valor de até 1,5 milhão de reais, podendo utilizar recursos do FGTS. Por sua vez, o SFI – Sistema Financeiro Imobiliário, não utiliza recurso do fundo de garantia.
O presidente do BC – Banco Central – afirmou que esse banco está motivado a aumentar a intermediação financeira, possibilitando acesso de pequenas empresas ao mercado, incentivando a educação financeira e transmitindo com o financiamento estrangeiro.
O presidente do Banco Central complementou: “No BC estamos pensando grande, queremos e sabemos como criar a maior revolução no mercado de crédito que esse país já viu”, e saiu sem dar mais declarações, pois estava em uma cerimônia no Palácio do Planalto, o qual o atual presidente participou.
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, também se pronunciou ao ser questionado sobre a nova linha de crédito “Estamos, na medida do possível, dando sinais de que nós queremos fazer o Brasil melhor para todos”.
Após o destaque a nova linha, o Banco Central divulgou nesta terça-feira, a operação de empréstimo imobiliários, reduzindo as taxas com base na duração do financiamento, no primeiro empreendimento do tipo do país.